quinta-feira, 10 de maio de 2007

A ler

este artigo no Liberation de hoje sobre as razoes da derrota de Segolene e do Partido Socialista frances. O autor, Thomas Piketty, é um conceituado economista e foi conselheiro de Segolene para as questoes economicas.

3 comments:

Hugo Mendes disse...

Bom artigo, André.
Fica aqui o site do Thomas Piketty, para quem quiser explorar, dado que é um dos mais promissores economistas franceses e, pessoalmente, é prazer vê-lo ligado ao PSF:

http://www.jourdan.ens.fr/piketty/

Zèd disse...

O Piketty é "normaliano"?

O artigo é excelente, e acho que concordo com tudo o que escreve Piketty.

Aliàs é a primeira anàlise que vejo que foge à critica fàcil a Ségolène. Tudo o resto que tenho visto é o tipico discurso do treinador de bancada de segunda-feira, olhando para os resultados vê-se que foi uma derrota de Ségolène, logo foi uma derrota de Ségolène, logo Ségolène fartou-se de acumular erros, etc...

Hugo Mendes disse...

"O Piketty é "normaliano"?"

Sim, e já passou pelo MIT, onde foi recrutado para dar aulas com 23 anos!

A análise dele toca no ponto-chave (e porque imagino que ele fale como alguém que viveu tudo isto no olho do furação, com a Segolene sentada do outro lado da mesa a suplicar-lhe: "oh Thomas, explica-me lá como é que eu defendo bem isto e aquilo perante as câmaras da TV?!"), que é dificuldade em preparar um programa económico de um partido, coerente e robusto (e em várias questões alternativo à matriz tradicional do PSF) - não e´uma coisa que se faça em meia dúzia de meses.