terça-feira, 24 de julho de 2007

O cartoon da semana, por Sergio Langer

Sergio Langer é um cartoonista argentino reconhecido internacionalmente faz algum tempo. Desde 1991 que tem contrato com o Cartoonist & Writers Syndicate (de N. Iorque), o que lhe permite ter os seus desenhos de política internacional em vários dos grandes jornais norte-americanos, argentinos, brasileiros, mexicanos, espanhóis, etc..
Nascido em Buenos Aires em 1959, publicou os seus primeiros desenhos aos 20 anos de idade. É também arquitecto e ilustrador.
O seu traço é corrosivo e certeiro, abordando amiúde temas difíceis, como a ganância e outros abusos de poder, mas não omitindo os pôdres das próprias elites locais sul-americanas e africanas. Nesse aspecto, parece-me ter afinidades com um autor como o exilado chileno Palomo (n.1943, tem publicado entre nós O quarto Reich). Mas também poderíamos falar do caricaturista francês Plantu ou de algumas coisas do seu compatriota Quino.
Como o próprio Langer assume, a "injustiça revolta-me". A resistência à opressão, a qualquer tipo de opressão, é a sua palavra de ordem:
Nb: alguns cartoons de Langer sobre futebol estão aqui, incluindo o de cima; uma boa série dos seus cartoons pode ser vista aqui (não insiro nenhum desta série por não saber se é necessário autorização especial).

0 comments: