terça-feira, 3 de julho de 2007

Outras portas


A pior maneira de se debater ideias é reduzir os argumentos a um maniqueísmo insuportavelmente dicotómico que rotula o outro como se este se tratasse de uma entidade homogénea de uma só cor. Sempre fui contrário a esta espécie de fundamentalismo argumentativo e penso que isso tem sido demonstrado nos meus posts e comentários que fui fazendo aqui no 'Peão'. Aliás, o objectivo deste blogue sempre foi, como referiu o Daniel, de constituir uma base heterogénea para o debate entre diferentes posicionamentos da esquerda. Entendo que qualquer projecto político digno desse nome se vai construindo a partir de contributos diferenciados e, por vezes, contraditórios. Sempre me fizeram espécie os modelos lineares e unívocos… as correlações elevadas que apontam para uma só direcção. Quando propus a várias pessoas avançar com o 'Peão' pensei, talvez por ingenuidade, que se podia engendrar uma plataforma inovadora de troca de ideias. Mas com o tempo o blogue vem perdendo brilho. As ideias tornaram-se baças e esquivas.
Recuso-me a acreditar que só há duas vias para a esquerda: a dogmática que não quer ser governo e a que é governo e ilude o seu dogmatismo. Há mais esquerda para além destas ‘esquerdas’! Não me interessa entrar nesse jogo de xadrez em que a única jogada possível vai no sentido de demonstrar ao outro a inevitabilidade de uma só alternativa. Esse não é de todo o tabuleiro deste peão. Chega uma altura em que algumas portas deverão fechar-se… Outras se abrirão e espero que sejam mais luminosas. Cá estaremos para as abrir!

1 comments:

vallera disse...

A fotgrafia das portas é magnífica. Repara que estão todas fechadas.. como se estivessem à espera.. não de alguém com uma chave, mas de alguém que as arrombe..