quarta-feira, 11 de julho de 2007

Parabéns à Alice @Memorex!

A blogosfera tem destas coisas. Escrevi uma vez um post sobre implantes cocleares, porque acompanhei de perto alguém que fez um implante (o implante coclear é uma tecnologia que hoje permite a muitos surdos deixarem de o ser, com uma eficácia bastante apreciável). E vai dai alguém assinando como @Memorex deixa lá um comentário: "Interessante de facto, estou a ponderar na operação do Implante Coclear... mas as incertezas turbulentas molestam a minha paz de espirito!". Entrámos em contacto, e a (Alice) @Memorex, que não ouve desde muito pequena, quis saber mais da experiência de quem passou pelo processo. A Alice @Memorex também é bloguer, e tem um lindíssimo blogue sobre o silêncio, como vê o mundo quem vive no silêncio (forçado). Entretanto dissiparam-se as dúvidas e a Alice decidiu-se a optar pelo Implante Coclear. Eu - espero não ser só eu -, que tenho uma admiração ilimitada por quem tendo verdadeiras dificuldades se desenrasca melhor que bem no nosso mundo (nosso, daqueles para quem a vida é fácil), fico contente por a Alice ter esta oportunidade de voltar a ouvir. A Alice está prestes a acabar a licenciatura, o que, como devem imaginar, para alguém que não ouviu nada nos últimos vinte anos não é propriamente fácil. A Alice tem também outro blogue para escrever sobre o implante coclear, e para divulgar "a causa", porque quer que outros surdos tenham a mesma oportunidade. A propósito, a operação foi um sucesso. Agora vai começar um longo (ou talvez nem tanto) processo de adaptação e aprendizagem, com muitas afinações, mas em que cada passo é uma melhoria. Alice, "Now this is not the end. It is not even the beginning of the end. But it is, perhaps, the end of the beginning." (Churchill)
Parabéns Alice (@Memorex)!

P.S.- Ainda para mais os implantados tem uma vantagem que invejo muito, é que se não lhes apetecer ouvir qualquer coisa podem sempre desligar o aparelho. Têm a escolha :-).

Nota: A ilustração é da autoria da própria @Memorex, roubada no "A Inspiração do Silêncio"

1 comments:

Cláudia Castelo disse...

A ilustração é belíssima, como tantas outras fruto d'"A Inspiração do Silêncio". Acredito que os sons venham também a ser fonte de inspiração, porque a sensibilidade da autora extravasa os sentidos.