sábado, 25 de agosto de 2007

Justiça igual para "The Jena Six"

O blogue No cesto da Gávea dá-nos conta com detalhe do caso “The Jena Six”, recentemente objecto de uma reportagem da Antena 1, a que aludi num post demasiado breve.
Entretanto, Pedro Azevedo Peres (autor daquele blogue) enviou-me uma mensagem que subscrevo inteiramente e passo a transcrever:
«Venho convidar-vos a subscreverem uma petição exigindo Justiça Igual para "The Jena Six" e a promove-la junto dos vossos amigos e contactos, e através das vossas colunas, blogs e sites.
Trata-se de um caso vergonhoso, um recuo de meio século nos Direitos Civis e Humanos, quando se transforma uma briga de escola, entre adolescentes, em crime de agressão agravada e de conspiração, e onde para sustentar tal acusação se transforma um par de ténis em arma de crime.
O jovem estudante branco que foi agredido, em resposta a repetidas provocações que lançou, e num contexto de tensão racial que já se arrastava desde há já alguns meses, teve apenas leves escoriações, que não o impediram de frequentar nesse mesmo dia um evento social;
Os 6 jovens estudantes negros, que presumivelmente o agrediram, foram de imediato presos e confrontados com uma acusação de homicídio tentado, que o Acusador Público, sem sustentação para uma acusação tão grave e não tendo conseguido que os incriminados se dessem por culpados, até ao primeiro julgamento, o do jovem Mychal Bell, alterou no último minuto para agressão agravada, com conspiração.
O jovem Mychal Bell, à data do “crime” com 16 anos, foi “julgado” perante um júri de brancos, – numa comunidade multiracial não ter na sua constituição nem um representante de uma minoria é obra – foi considerado culpado e espera que o juiz lhe decrete a respectiva sentença, que pode ir até 22 anos de prisão.
Podem ler a história, desde a sua génese – o direito de todos usufruírem da mesma sombra de um carvalho existente no pátio da escola – até à sua última actualização, publicada na Newsweek desta semana, em:
http://www.msnbc.msn.com/id/20218937/site/newsweek/page/0/
“A Town in Turmoil”, by Gretel C. Kovach and Arian Campo-Flores, Newsweek, Aug. 20-27, 2007 iss.
Poderão encontrar outras fontes e contactos em:
http://gajeiro.blogspot.com/
E finalmente poderão subscrever a petição em:
http://www.ipetitions.com/petition/JenaSix/index.html
N.B.: Esta petição foi criada apenas porque se tornava impossível subscrever outras já iniciadas nos EUA, ou porque se destinam expressamente a cidadãos americanos, ou a aí residentes, caso da petição da NAACP, que entendemos seguir o modelo e onde apenas alterámos a palavra “citizens” por “humans beings”.
»

1 comments:

Anónimo disse...

Olá.
Em Jena, uma pequena cidade da Louisiana, um adolescente negro foi declarado culpado de causar "lesões graves" (quando, na verdade, foram escoriações leves) a um estudante branco, depois de uma briga na escola onde estudavam. A briga foi motivada porque estudantes negros tentaram permanecer em uma área destinada aos branco no jardim da escola.
Dias depois, numa atitude típica da Klu-Klux-Klan e outras organizações nazi-fascistas norte-americana, foram encontradas cordas para enforcamento amarradas numa árvore no pátio da escola. Atitude que levou o diretor da escola determinar a expulsão dos três estudantes brancos que colocaram as cordas. Entretanto, um supervisor (branco) impugnou a decisão, provocando uma intensa revolta inter-racial entre os
alunos.
Depois de apenas três horas de sessão, o adolescente Mychal Bell, de 17 anos, foi de declarado culpado (por unanimidade) por um corpo de jurados composto apenas por brancos e sentenciado a pena máxima de 22 anos de prisão.
Portanto, vai aqui o link de uma petição para ser assinada e encaminhada à governadora e ao procurador-geral do estado da Louisiana contra essa decisão vergonhosa da "Justiça" norte-americana.
http://www.ipetitions.com/petition/JenaSix.
Por favor,passem adiante.
Um abraço,
Manolo Piriz