quinta-feira, 20 de setembro de 2007

80 anos de Odéon com uma viúva alegre?!

Já que estamos em maré cinematográfica, aproveito para falar dos lugares onde esta circula.
Não, não é do divã da casa, é mesmo da sala de cinema. Neste caso, do cinema Odéon, que faz 80 anos esta 6.ª feira. Para celebrar o aniversário, a Cinemateca Portuguesa e o Fórum Cidadania Lx organizaram para esse dia uma exibição do filme mudo «A viúva alegre», do cineasta alemão Erich von Stroheim, com início às 19h. O filme terá o apropriado acompanhamento ao piano.
Há quem diga que é o cinema mais bonito e carismático de Lisboa, com os seus fabulosos interiores (tecto em madeira do Brasil, frontão de palco Arte-Déco, lustre de néons, camarotes, etc.) e a fachada revestida a vidros coloridos, hoje estilhaçados (vd. FCL e ficha do IPPAR).
O Fórum Cidadania Lx preconiza a sua reabilitação pela CML e propõe este espaço para festivais como o Indie Lx. Quando tanto se fala na revitalização de Lisboa, era bom começarmos pelo mais simples.

2 comments:

Sappo disse...

Infelizmente, nós aqui de São Paulo já não temos mais esse tipo de espaço. Todas as tradicionais salas de cinema não existem mais. Umas foram postas abaixo, outras foram transformadas em templos evangélicos ou em estacionamento para carros. Enfim, só nos resta agora as saletas dos shoppings, onde temos de passar por vários restaurantes pra chegar até elas. Resultado, ficamos cheirando a "fast food"

Daniel Melo disse...

Por cá também abundam agora esses «multiplexes» pipoqueiros em «shopping centers», por isso, não há que invejar o progresso paulista...
O resto está em vias de extinção, enfim, sobrando ainda alguns belos espécimes...