sábado, 1 de setembro de 2007

Cul-tu-ra


A propósito do Dino Meira, e durante a troca de cromos com as 'moças' do womenage, surgiu a questão: afinal o que é a cultura? Pergunta que as ciências sociais, mais particularmente uma delas, anda há séculos a querer responder. Quando chegamos a este ponto lembro-me sempre de um livro que marcou o meu 10º ano escolar, mas que me deu algum trabalho a desmistificar nos primeiros anos da faculdade. Intitula-se "Introdução à Antropologia Cultural" e apresenta uma das definições mais inquestionáveis sobre o dado conceito: "cultura é tudo aquilo que o homem acrescenta à natureza". Posto isto, voltemos então ao 'bailarico' que a 'muzeca' ainda agora começou.

8 comments:

Olavo Lüpia disse...

e-xac-ta-men-te!
também eu passei por esse livro e me apercebi que o Lévi-Strauss não era um gajo que fazia calças de ganga...

Zèd disse...

Lamento mas discordo. A cultura faz parte da natureza humana, e nem só da humana. Não é determinada geneticamente, mas ainda assim faz parte da natureza humana.

Ruy Blanes disse...

Se fores aluno de antropologia e tiveres resposta para essa pergunta, chumbas.

Renato Carmo disse...

Zèd, segundo a concepção do "mestre" Mesquitela Lima, infelizmente desaparecido este ano, a natureza humana é também uma forma de cultura.

E tu DJ chumbaste?

Elisa disse...

Também estudaste por esse livro? :-) pois... e quem era o outro (sociólogo me parece...) que dizia que 'os canos de esgoto são tão culturais como as sinfonias'? E não é que são?

Anónimo disse...

Ai que saudades desse livro que também foi um marco na minha educação "humanística"...

evatrai craft design © disse...

Meus queridos, devo dizer que a vossa utilização dos tags é lamentável... Tantos posts e só dois estão associados ao tag "Cultura"?????? Não acredito que não haja dezenas de outros onde o assunto em discussão era esse. Enfim, não facilitam muito a vida dos vossos leitores, nem a vossa, a bem dizer. Adiante... (segue no próximo comentário)

evatrai craft design © disse...

Gostaria de chamar-vos a atenção para um espaço online de discussão sobre a cultura, ao qual não foi acrescentar adjectivos tendo em conta que trabalho para a Associação que o mantém... Aqui fica o link, para avaliarem por vós: http://www.pisa-papeis.com/revista.asp O assunto em reflexão neste momento é Economia e Cultura. Bom proveito e não deixem de comentar se assim julgarem oportuno, que o debate agradece.