sábado, 8 de setembro de 2007

Dia Internacional da Literacia

Hoje é o Dia Internacional da Literacia, efeméride instituída pela UNESCO em 1998 para combater a iliteracia e para sensibilizar a opinião pública e os governos a favor de acções que promovam a aquisição de competências individuais e comunitárias nesta área (vd. +inf. aqui).
O tema deste ano é a ligação entre literacia e saúde, no sentido em que a primeira reforça as capacidades dos indivíduos para obterem melhor acesso a cuidados de saúde e conhecimentos sobre saúde pública (vd. aqui).
Para o efeito, associaram-se uma série de escritores em todo o mundo: Nadine Gordimer, N. Scott Momaday, Philippe Claudel, Fatou Diome, Gisèle Pineau e Abdourahman Waberi. Os seus textos podem ser lidos na revista The UNESCO Courier.
Foi também produzido um livro intitulado Antologia da esperança, com textos de Paul Auster, Albert Manguel, entre outros, alguns estando disponíveis aqui.
A 10 deste mês serão conhecidos os 5 contemplados com o 2007 UNESCO Literacy Prizes, por ocasião da African Regional Conference in Support of Global Literacy (Bamako, Mali). Encontros anteriores decorreram em Doha (Qatar) e Pequim (China).

0 comments: