sábado, 15 de setembro de 2007

Lisboa também é chinesa

A comissária municipal para a Baixa/Chiado, Maria José Nogueira Pinto, avançou a ideia de se impor uma quota de lojas chinesas na Baixa Pombalina e de se equacionar uma «Chinatown» noutra zona de Lisboa.
Discordo da ex-vereadora do CDS-PP na capital, entretanto convidada pelo actual presidente de Câmara, António Costa, para dirigir o projecto de revitalização da Baixa-Chiado.
As medidas propostas parecem-me descabidas e contrariam uma das virtudes de Lisboa: tornou-se uma capital cosmopolita, cujo espaço público é partilhado e apropriado por pessoas de diferentes proveniências, sem a segregação ostensiva verificada noutras paragens. Casas comerciais com proprietários, empregados e produtos de diferentes origens encontram-se relativamente disseminadas pelos vários bairros da capital, da Baixa ao Lumiar e do Oriente a Belém.
Impedir o livre estabelecimento na Baixa/Chiado de lojas chinesas contraria princípios básicos de liberdade, de convivência social, de livre iniciativa e de livre concorrência (cá está uma posição de direita muito pouco liberal!). A CML faria melhor se promovesse a habitação para jovens na Baixa... Esta sim, seria uma medida sensata para ajudar a revitalizar o centro histórico de Lisboa, criando mais emprego e comércio, seja o chamado comércio tradicional ou outro...
Querer confinar o comércio de origem chinesa numa zona da cidade é remeter esse comércio para o domínio do exótico, quando ele faz parte integrante da vida da cidade. Além disso, é impor politicamente um modelo no qual os cidadãos lisboetas, mais ou menos recentes, não se revêem.

1 comments:

Sofia Rodrigues disse...

Ainda bem que falaste deste assunto. É verdade que a ideia de uma «chinatown» é completamente despropositada. Como é o convite de António Costa a Maria José Nogueira Pinto. Será que não havia uma pessoa de esquerda mais iluminada? Depois de tantas demissões seria de esperar que nunca mais tivessemos de ouvir qualquer opinião de tal personagem, e muito menos por convite do PS.