domingo, 16 de setembro de 2007

O salão nobre não sabe nadar, iô!

A Escola de Música do Conservatório Nacional, situada no lisboeta Bairro Alto, tem o seu salão nobre em avançado estado de degradação. Neste salão, inaugurado em 1881, já tocaram alguns dos melhores músicos portugueses, como Luís de Freitas Branco, Vianna da Mota, António Rosado, Artur Pizarro, Nuno Vieira de Almeida, entre outros. A sua excelente acústica tem sido elogiada por músicos e cantores estrangeiros. O salão foi já classificado pelo IPPAR, no entanto, as obras que foram anunciadas num Diário da República de 15/XII/2005 ainda não foram sequer iniciadas! Se não fosse triste dava um bom policial...
Sobre o assunto foi enviada uma carta aberta às ministras da Educação e Cultura, publicada este domingo no jornal Público, por iniciativa do Fórum Cidadania Lisboa e de cidadãos a título individual, incluindo este vosso peão. Chama-se "Salvem o salão nobre do Conservatório Nacional" e vale a pena ler (deixo aqui o link directo para o texto, via blogue Cidadania Lx). Quanto mais apoio tiver este alerta tanto melhor. Algumas imagens do estado actual podem ser vistas no fórum de debate do site do Fórum Cidadania Lisboa (vd. aqui).
Fala-se tanto em revitalizar Lisboa, reabilitar, etc. e tal, porque não começar pelo mais óbvio? A CML também podia ajudar, indagando em que pé estão as coisas (eu sei que é uma pergunta retórica, pois já se percebeu que não estão em pé nenhum, mas, enfim, sempre dá para começar a conversa...).
Nb: para mais informações vd. tb. este post do Cidadania Lx e os blogues valkirio e Guilhermina Suggia (deste foi retirada a 1.ª imagem; a 2.ª é do site Meloteca).

0 comments: