sábado, 8 de setembro de 2007

Os soldados não gostam de planícies


A Bélgica é plana, mas a Holanda é excessivamente plana. Tão plana que entedia e nos provoca sonolência. Bicicletas, prados, vacas e água - tanta água de canais, rios, poças, chuva. Sentimo-nos sub-aquáticos, entre os diques, a afundar na lama, no pântano, numa planície lodosa de insectos de espécies várias (não no glamoroso fundo do mar).
Depois, ao fim do dia, para quebrar a monotonia da paisagem, existe a Heineken, a Palm, a Grolsch, e nada mais. Os holandeses bebem muito, não admira.
A Bélgica é plana, é verdade. Mas depois de estar na Holanda, as planícies Belgas surgem quase sinuosas. Qualquer acidente do terreno se torna belo, desperta-nos os sentidos para bebidas mais sofisticadas, como a Duvel, a Leffe, a Chimay, a Kriek, que acompanham pratos como moules ou steak au poivre, ou ainda, steak au roquefort. E depois existem as Ardenas. Bosques, florestas, vales. Rodeadas de quilómetros de planícies sem fim, as Ardenas lá estão a dizer que não. Não somos apenas planície, somos também terreno acidentado, que sobe e desce, e sobretudo, que esconde. Emociona tanto que até dói. Foi lá que se travou uma das batalhas mais sangrentas da II Guerra Mundial. Quem por lá passa, visualiza a batalha, instante a instante. Está lá tudo, é como um filme. A cada curva, a cada lomba, a cada árvore, surge um soldado, um fox hole, um bunker de metralhadora, um tanque. Se olharmos para o céu conseguimos rever os aviões em vôo picado, metralhando a estrada através das asas.
Estão lá os cemitérios e os memoriais para nos lembrarem que os soldados não gostam de planícies.

5 comments:

Renato Carmo disse...

Não concordo nada com essa visão da Holanda e, particularmente, dos Holandeses. Tomará nós tirarmos partido do nosso sol e da nossa paisagem como eles tiram dos seus canais e dos pântanos. Os Holandeses têm uma qualidade de vida muito acima da média, e nem precisam de carros topo de gama para fingir que são felizes.

Zèd disse...

Oh Renato, estàs a ser demasiado objectivo :-)

Vallera, pela primeira vez na vida tenho a estranha sensação de querer ir dar um passeio à Bélgica. Nunca pensei que valesse a pena, se calhar engano-me (se bem que aprecie a Leffe e as moules frites).

JSA disse...

bom, da parte de quem vive na holanda e já foi umas boas vezes à bélgica, garanto que reconheço bem este cenário. com uma correcção nas cervejas: holandês ue se preze não bebe heineken. além disso há também a amstel que raramente é pedida, apenas servida sem aviso.

renato: não sei o bem ou mal que conheces a holanda, mas garanto que essa visão holandesa é algo desfocada, qualidade de vida ou não (que em alguns aspectos é excessivamente empolada, garanto)

Renato Carmo disse...

Qualquer visão de um povo ou país é desfocada. Mas reconheço algum deslumbramento resultante das últimas férias.

vallera disse...

Oh Zèd, não te fies no que eu disse.. vivi lá um ano mas não conhecia as Ardenas. Foi novidade e gostei. A comida e a bebida são excelentes no país todo (ao contrário da Holanda). Antuérpia renasceu(quem dera a Amesterdão, que ao contrário, decaiu). Bruges et Ghent continuam umas pérolas. E depois há os museus (na Holanda também são bons). E há o Brel, o Simenon, o Hergé (e tantos outros da BD), o Delvaux, o Magritte, o Ensor, o Khnopff, o Spilliaert.. (não vou dizer mais nada para não chatear o Renato;-))

João, tens razão. Esqueci-me da Amstel. Mas continuo a gostar mais das cervejas belgas e da sua variedade. Vives na Holanda? Força! também não é assim tão mau..
Para dizer a verdade, gostei muito de viver em Bruxelas, mas a companhia e o trabalho eram bons o que torna fácil viver em qualquer lado. E admito que Bruxelas não tem nada para ver tirando a Grand Place e o museu des Beaux Arts.

Renato, qualquer visão é sempre desfocada. A minha é desfocadíssima devido às diopetrias de astigmatismo ;-)