terça-feira, 4 de setembro de 2007

Petição para salvar o cineteatro Rosa Damasceno

O cineteatro Rosa Damasceno está em perigo de derrocada. O alerta foi dado por um movimento cívico encabeçado pelo estudante Pedro Filipe de Oliveira, que pôs a circular uma petição para a sua salvaguarda, intitulada «Devolvam-nos o Rosa Damasceno» (+inf. aqui). Apesar de ser considerado Imóvel de Interesse Público pelo IPPAR desde 2002, o espaço ficou ao abandono, tendo-se agravado o seu estado após o incêndio de Março passado, sobre o qual falara aqui a Sofia Rodrigues.
Face à ausência de oferta de espaços similares, a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém interpusera, em 2006, uma acção judicial contra o município, no sentido de manter a função teatral. Desta acção, também apoiada pela associação Ofícios do Património e da Reabilitação Urbana, aguarda-se decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Recorde-se que o espaço fora entretanto vendido pelo Sporting de Santarém a um construtor civil local.
Eis alguma informação sobre este cineteatro escalabitano: "Construído em 1937 e considerado um exemplo destacado da arquitectura moderna e da «Art Déco» em Portugal, o edifício foi desenhado pelo arquitecto Amílcar Pinto e tem capacidade para 1.400 espectadores, um número muito superior ao outro teatro da cidade, o Sá da Bandeira, que possui apenas 203 lugares" (fonte: RTP).
É de lamentar o definhar de equipamentos culturais de referência perante a passividade das entidades públicas, sejam a autarquia local seja o poder central, ainda por cima quando não há mais nenhum espaço desta dimensão.

1 comments:

Samir Machel disse...

E a foto lhe não faz completa justiça!