quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Voa canarinho....

Por falar em futebol, lembrei de um samba gravado pelo Júnior, antigo craque do Flamengo e lateral-esquerdo titular da selecção brasileira em 1982 (o nosso eterno "dream team"). O samba começava assim: "voa canarinho voa, mostra na Espanha o que eu já sei.". A propósito lembrei dos últimos vôos da equipa de Dunga. Acabo de ser que a mesma completou 20 jogos, com os dois amistosos realizados pela América do Norte (USA e México). Pois bem, nada de mais, o capitão do tetra assumiu o comando do escrete em agosto de 2006 e já conquistou uam Copa América. (Seria mesmo interessante se nuestros hermanos portenhos voltassem a jogar à bola e trazer de novo a rivalidade futebolística à América do Sul).
O que me deixa curioso na selecção de Dunga não é o facto de o mesmo só convocar jogadores de clubes europeus, mesmo que estes sejam totalmente desconhecidos dos brasileiros, ou mesmo apena atletas medianos como o guarda-redes Doni (se calhar nem era titular no modesto Botafogo de Ribeirão Preto, quando jogava no interior de São Paulo), alguns dos convocados são mesmo ilustres desconhecidos, até para quem como eu, tem algum interesse pelos noticiários desportivos (um tal de Afonso, por exemplo, que joga num clube holandês de nome esquisito).
O que me tem inquietado, e penso que a muitos brasileiros, é que a selecção canarinha não joga em gramados brasileiros desde que Dunga se tornou treinador. Antes só jogava na Europa, talvez para não cansar os jogadores com longas viajeens transatlânticas, ainda mais com a crise aéra brasileira. Agora passaram a jogar na América. Mas sempre fazem questão de jogar em campos do Primeiro Mundo. A exceção foi a Copa América, na Venezuela. Neste caso, tinham que jogar em solo sul-americano.
Enquanto não começam as eliminatórias para o Mundial de 2010, a canarinho voa longe dos brasileiros.
Pensando bem, talvez não faça tanto sentido a candidatura do país para sedear o Mundial de 2014. Quem vai querer lá jogar?

0 comments: