sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Em que "especialista" devemos acreditar?

Sobre o Nobel da Paz temos de um lado os negacionistas do costume (por aqui e por aqui), por outro lado o editoral da prestigiadíssima revista científica Nature. Pode ler-se neste editorial:

[Sobre o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, IPCC] "Its important and altruistic work during the past two decades fully merits this year's Nobel Peace Prize"

[Uma frase que os negacionistas não vão deixar de tresler e distorcer; destaque meu] "And although not every individual scientist involved will fully agree with each sentence and each probability estimate in the IPCC's reports, few if any will seriously question that what the IPCC delivers is as good a chunk of scientific advice on climate change as anyone could hope to get."

[desque meu, novamente] "(...)the IPCC has compiled the strongest evidence so far that the current warming trend is the increasingly dangerous result of human activity. This is an apolitical statement."

Claro que os critícos deste Nobel vão dizer que tudo nele é politizado. Os termómetros, os aparelhos de medição do CO2, os satélites, os barómetros, são todos, como é sabido, instrumentos políticos. Tudo é uma conspiração política internacional, um "complot" que involve Al Gore, a Academia Sueca, a Nature (um antro de esquerdistas) e outras revistas científicas, o IPCC - que como o nome indica é intergovernamental - , o que coloca vários governos do mundo na conspiração, e ainda a comunidade científica internacional, toda a esquerda, todos os bloggers de esquerda e muitos dos de direita, uma grande parte dos cronistas de opinião... Bom o melhor é inumerar quem NÃO faz parte da conspiração: para além de alguns Insurgentes e alguns Blasfemos - deixa cá ver - ..., só me consigo lembrar mesmo da Administração Bush. No fim de contas, talvez seja mesmo uma GRANDE conspiração internacional, mas se há tanta gente que faz parte deste "complot" deve ser por uma boa razão.

0 comments: