sábado, 27 de outubro de 2007

Quem não sabe cozinhar sempre pode sonhar...

Dum romance histórico de Joaquim Mestre (esse mesmo, director da Biblioteca Municipal de Beja), retiro esta passagem saborosa sobre os sonhos dum homem que, à falta de destreza culinária, vai sonhando com a boa comida alentejana:
"Já é noite cerrada e Manuel Gasparim não sabe de Maria Galariana nem da mãe, que foram para a serra de manhã cedo. Está esfomeado pois desde o almoço que não come nada e a fome nunca foi boa conselheira. Dorme e sonha com iguarias especiais, como sopa de beldroegas com ovos escalfados; tengarrinhas com feijão-manteiga; açorda de espargos com carne de porco frita; açorda de coentros com carapaus fritos de véspera; migas gatas com poejos; caldo de peixe com poejos e hortelã da ribeira; cogumelos assados com sal, túberas com feijão branco, acelgas e chícharos com grão; gaspacho com sardinhas fritas; jantar de azeite com sopas migadas; esparregado de cunetas e de alabaças; salada de pimpalhos e agriões; bolos de amassadura com banha de porco; merendeiros com linguiça; tibornas; cavacas. Sonhou com todas estas comidas, dispostas numa mesa enorme, com uma toalha branca de linho toda bordada, cadeiras forradas a veludo e brocados orientais, jarras de alpaca com flores, talheres de prata, copos de cristal, pratos de porcelana, vinhos raros e perfumados, doces conventuais, licores esquisitos, criados de libré e casaca, música de Wagner ou corais alentejanos, que ele não conseguiu distinguir porque os sonhos são mesmo assim".
Joaquim Mestre
(O perfumista, Lisboa, Oficina do Livro, 2006, p.135/6)

Nb: imagem de ensopado de borrego alentejano no blogue Beja, onde tb. vem a respectiva receita, bem como da açorda & etc.

3 comments:

Sofia Rodrigues disse...

Belíssimas dicas culinárias. É para já a açorda de espargos :-)

Shyznogud disse...

Tens a certeza que a foto é daquilo que os lisboetas chamam açorda alentejana (e q os alentejanos chama, tão somente, açorda)? Não quero ser picuinhas mas o pão da açorda não costuma ser cortado assim (yep, os cortes do pão variam consoante a sopa a q se destinam. Por exemplo, para a sopa de tomate o pão é sempre fatiado).Hum, e aquela cor não é bem a da açorda, q é mais clara.

Daniel Melo disse...

Tens razão, Shyz, é capaz antes de ser ensopado de borrego. Com pão, claro.
Vou corrigir o lapso e aqui ficam as minhas desculpas ao auditório peonístico.