segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Gilberto Freyre no Museu da Língua Portuguesa

Depois de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, chegou a hora de o Museu da Língua Portuguesa homenagear Gilberto Freyre, com a exposição temporária, "Gilberto Freyre - Intérprete do Brasil", tributo ao sociólogo e antropólogo brasileiro, falecido há 20 ano, e autor, entre outros, de "Casa-Grande & Senzala" (1933). A exposição começa amanhã e vai até 4 de maio de 2008.

A mostra apresenta objetos inéditos para o grande público. Trata-se de material de pesquisa utilizado por Freyre para vários de seus livros, como Casa Grande & Senzala , Ordem e Progresso, Açúcar entre outros. Além de documentos pessoais e correspondências trocadas com Cândido Portinari, Heitor Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Florestan Fernandes e Cícero Dias.

Outra novidade e um lado pouco conhecido de Gilberto Freyre é trazido ao público pela primeira vez: o pintor. A mostra reúne 27 quadros de Freyre (óleos em tela e aquarelas), com temáticas variadas, como auto-retratos, religiosidade, cenas familiares e de crianças, sua casa, engenhos e etc. Taí um evento que não se pode perder.

0 comments: