sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

A minha lista para os melhores de 2007

Chegados ao fim do ano é comum divulgarem-se inúmeras listas dos melhores disto e daquilo. Em muitos casos os nomes enunciados são quase sempre os mesmos, sobretudo, no que concerne às nacionais. Estas imensas listas, que se repetem invariavelmente, são uma espécie de ritual dos tempos modernos que tentam aprisionar à fugaz memória mediática aqueles que se destacaram pelo que escreveram, ou cantaram, ou filmaram, ou ‘blogaram’…
Algumas (a maioria) são feitas com cumplicidades comerciais e de negócio, outras (as menos mediáticas) são formas mais ou menos bem intencionadas de homenagear um grupo ou uma pessoa. Por exemplo, proliferam na blogosfera listas que valorizam este ou aquele contributo. Nestes casos, quando se trata de aproveitar o pretexto (honesto) para dizer bem e valorizar o outro, parece-me que as listas acabam por ter um certo lado interessante, sobretudo, num país em que raramente se ouve alguém valorizar o esforço de outrem. Sem mais rodeios, queria destacar como os meus melhores de 2007: um projecto jornalístico, alguns blogues que surgiram este ano e, também, uma pessoa.

O jornal é o Le Monde Diplomatique (edição portuguesa) que se relançou no final de 2006 e que ao longo deste ano publicou, para além dos textos da edição francesa, uma série de artigos nacionais organizados na sua maior parte em dossiês temáticos. São textos de excelente qualidade e de profundo alcance analítico e jornalístico. É, por isso, um projecto único no contexto da imprensa portuguesa e que convém apoiar e incentivar.

Em 2007 surgiram alguns blogues de esquerda que faziam falta ao debate político na blogosfera. Têm prestado um grande contributo na desmontagem de algumas ideias feitas e, sobretudo, têm dinamizado boas polémicas: destaco este, este, este e, é claro, este. E outro que não é novo, mas está renovado.

Quanto à pessoa… fica uma pista: é historiador e fundador de primeira linha deste blogue. Em conjunto realizámos (e ajudamos a realizar) alguns projectos que foram, para mim, muito importantes e gratificantes, e que fizeram de 2007 um ano muito especial. Um abraço e força!

Bem, é esta a minha singela lista. Um BOM ANO para todos e até 2008!

1 comments:

Daniel Melo disse...

Mais um ranking?! Vamos lá a bere isso!

No que me toca, só posso responder que, como disse um célebre escritor, a notícia da minha morte foi manifestamente exagerada!!