quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

A blogosfera, segundo Al Gore

O aparecimento relativamente recente do blogging e o seu crescimento é também um sinal prometedor para o nosso diálogo nacional. Falando em termos gerais, os bloggers são cidadãos interessados que querem partilhar as suas ideias e opiniões com o resto do público.
Alguns têm coisas verdadeiramente interessantes a dizer, outros não, mas aquilo que o blogging tem de mais significativo talvez seja o processo em si. Ao colocarem as suas ideias na Internet, os bloggers estão a recuperar a tradição dos nossos Fundadores de divulgarem publicamente as suas reflexões sobre a situação nacional.
E fazem-no de uma maneira nova. Larry Lessig, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Stanford e fundador do Center for Internet and Society, escreveu o seguinte: «As pessoas submetem um post quando querem, e lêem os blogues quando querem… Os blogues permitem o discurso público sem que os cidadãos necessitem de se reunir num espaço próprio.» Daqui resulta que o blogging se está a tornar uma importante força institucional, capaz de influenciar a vida política nacional.

Al Gore
(O ataque à razão,
Lx, Esfera do Caos, 2007, p. 307/8)
*
Este livro foi originalmente escrito para o público norte-americano, daí as referências ao âmbito nacional. Por isso, onde está nacional eu acrescentaria internacional ou supranacional. Ou seja, entendo que a blogosfera, enquanto elemento desse espaço mais vasto que é a Internet, está a contribuir para o aprofundamento, a várias escalas, do exame e debate críticos sobre a vida política, entre outras dimensões. Independentemente das suas imperfeições e actuais limites, é um contributo para a participação cívica e para a pedagogia democrática.
Se assim não fosse, os próprios media tradicionais e mainstream não lhe teriam prestado atenção, atenção essa que começou com a criação de sites próprios e actualmente se expandiu para a criação de blogues, a associação a blogues doutros autores, a remissão para blogues e a citação de posts.
Eppure si muove!...

2 comments:

João Miguel Almeida disse...

Só a candidatura de Al Gore à Presidência dos Estados Unidos é que não se move e, pelo andar da carruagem, pode vir a fazer muita falta...Bom ano aqui para os peões.

Daniel Melo disse...

Ele nunca avançou, e, comparando com a Hillary Clinton, era capaz de ser bem melhor.
Também há o Edwards, mas os media mainstream preferem figuras mais do centrão...
Se o escolhido for Obama, será ainda assim preferível a termos que gramar com mais do mesmo, do antigo vip ou do antigo só mauzote. A ver vamos.
Um bom ano também para vós amigos do povo.