quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O sorriso de Daniel...

… não, não é o meu nem o do Lanero, mas sim o doutras duas personalidades tão ou quase importantes que nós: o do profeta, num pórtico da catedral de Santiago de Compostela, e o do influente intelectual Castelao, que enquadram uma mostra sobre a Galiza que percorre o mundo e anteontem atracou em Lisboa, estando instalada na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (campus de Campolide).
Nela se diz que o Daniel do pórtico é o primeiro sorriso esculpido em pedra da arte medieval. A exposição é promovida pelo Conselho da Cultura Galega, organismo responsável pela projecção da cultura galega no exterior, presidida pelo famoso e incansável Prof. Ramon Villares. É uma mostra muito visual, didáctica e que apresenta reproduções de grandes obras da arte galega.
O Consello da Cultura Galega disponibiliza o visionamento dos conteúdos expositivos e do catálogo em versão integral no seu site (vd. aqui), o que permite acesso livre ao saber para todos, seja àqueles que não podem mesmo deslocar-se ao lugar seja aos simplesmente preguiçosos.
A única coisa a que não se acede no site é à parte cinematográfica, aos documentários tão em voga e que fazem parte da mostra (não estavam disponíveis no dia da inauguração, por motivos técnicos, mas já deverão estar operacionais).
Quem quiser saber mais sobre o pórtico pode ir aqui. Sobre Castelao vd. tb. o seu Museu e este portal.
Deixo-vos também o convite oficial, com informação útil:
"O Consello da Cultura Galega e a Universidade Nova de Lisboa, através do seu Centro de Estudos Galegos, vão inaugurar a 28 de Janeiro, pelas 18h00, a Exposição “O Sorriso de Daniel”. Esta exposição pretende divulgar a cultura galega e tem como fio condutor as figuras do profeta Daniel no pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela e a figura de Daniel Castelao, contribuiu para a construção da identidade cultural e política da Galiza no século XX.
Pode visitar esta exposição de 28 de Janeiro a 15 de Fevereiro, das 14h00 às 18h00, de Segunda a Sábado. (encerra no feriado de Carnaval). Entrada livre.
"

0 comments: