terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Parabéns a João Abel Manta

Está a decorrer, neste mês, uma homenagem ao arquitecto, pintor, ilustrador e cartoonista João Abel Manta. A iniciativa é da responsabilidade da Humorgrafe (Osvaldo Macedo de Sousa) e do BDjornal (J. Machado-Dias / Clara Botelho) e visa reconhecer a sua obra artística. Para o efeito, a Humorgrafe e a BDjornal lançaram um concurso de caricaturas e ilustrações, dirigido a cartoonistas, banda-desenhistas e ilustradores, a incluir numa exposição e catálogo de tributo àquele que é considerado um dos grandes cartoonistas portugueses de sempre.
O prazo de entrega dos trabalhos termina no final deste mês, por ocasião dos 80 anos de Abel Manta, que celebra hoje.
A seguir à queda da ditadura do Estado Novo, Abel Manta editou um livro de caricaturas em que satiriza causticamente o salazarismo, intitulado Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar (quem quiser aprofundar pode ler a recensão de João Paulo Cotrim, «
Generais e marialvas»). Este livro tornou-se uma obra de referência, juntamente com os desenhos e ilustrações que fez durante o período revolucionário, alusivos ao MFA e às transformações políticas e sociais que então decorreram e onde transparecem as expectativas, avanços e recuos, ilusões e desilusões duma sociedade e do próprio autor.
Em conjunto, este trabalho é um fresco impressivo sobre dois períodos fundamentais na sociedade portuguesa do século XX.
A obra de Abel Manta, porém, não se esgota nestes dois marcos. Para um conhecimento mais aprofundado da sua obra e biografia pública remeto para esta biografia, «
João Abel Manta – gráfica», de Osvaldo Macedo de Sousa.
Aqui fica um singelo reconhecimento ao trabalho de João Abel Manta.
Nb: imagem da gravura «Muito prazer em conhecer vocelências» (João Abel Manta, 1974), feito para a Campanha de Dinamização Cultural do MFA.

4 comments:

Joana Lopes disse...

Daniel,
Porque tenho a sorte de ter o livro em casa, publiquei algumas das «Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar». Um abraço.
Ver aqui.

Daniel Melo disse...

Joana,
obrigado pela referência, gostei muito de rever algumas das gostosas caricaturas de João Abel Manta, agora (bem) digitalizadas e disponíveis urbi et orbi.
Gostei ainda de ver que também se lembrou deste grande mestre português, que bem merece mais elogios.
Já chega de D. Carlos, credo...

Sofia Rodrigues disse...

Sempre um prazer ler os posts de vocelência.
+ credo para o D. Carlos.

Daniel Melo disse...

Prazer sou eu,
obrigado é o que eu desejo,
vossa mercê.