sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Partidos para todos os gostos. Mas ninguém (ou quase) vota neles.

Quem pensa que nos EUA existe o Partido Democrata e o Republicano está redondamente enganado. São mais de 50, que vão desde os ultraconservadores de direita até partidos que foram formados com o objetivo de convencer os eleitores a o votar em quem quer que seja, como foi o caso do hippie Peace and Freedom Party, criado no auge da Contracultura americana. Outros partidos que apresentam ou que têm apresentado candidatos são, por exemplo, o Communist Party, o American Independent Party, Libertarian Party, Green Party (do ambientalista Ralph Nader), o Socialist Workers Party , o Reform Party (do milionário Ross Perot) entre outros. Abaixo, algumas curiosidades sobre o universo partidário norte-americano. Maiores detalhes, aqui.

Pansexual Peace PartyBem, acho que não é preciso comentar mais nada. O seu slogan diz tudo: Sex is Good! Sex is Great! Yea, Sex!



Libertarian National Socialist Green PartyNão é loucura minha, não. É isso mesmo: um partido que defende o nazismo ecológico libertário” (????), seja lá que raios isso possa significar.


U. S. Marijuana Party - O próprio nome já o denuncia. Defende a legalização da cannabis, pois alega que o livre consumo da erva é um direito civil, assegurado pela Constituição norte-americana. É mais um partido que faz muita fumaça e pouco fogo.

Peace and Freedom PartyPara este partido, o sonho ainda não acabou. Foi fundado na década de 1960 como força de representatividade dos hippies. A contradição é que os hippies se negavam a votar em quem quer que seja. “Detalheque não impediu a sua sobrevivência até os dias de hoje. Muito estranha esta lógica, não!?

Revolutionary Communist Party USA Quem pensa que no paraíso do capitalismo não existem comunistas está enganado. Tem sim. E há outros partidos de esquerda também.

Christian Falangist Party of America Franco não está morto, por supuesto. Não pra este partido. Inspirado no ditador espanhol, é ferrenho crítico de Bush: acham-no muito liberal e permissivo. que querem uma coisa à espanhola antiga, por que não abrem um restaurante especializado em paella na Big Appple. Será que também dizem por lá "por Dios y por España"? Ai, credo!


0 comments: