terça-feira, 18 de março de 2008

Anthony Minghella (1954-2008)



Anthony Minghella morreu hoje aos 54 anos. Longe de ter sido um dos meus realiadores preferidos, criou, no entanto, personagens inesquecíveis no meu imaginário cinematográfico. Em The Talented Mr. Ripley (1999) Jude Law surge tão fascinante e inesquecível como a sua personagem, o playboy Dickie Greenleaf. Matt Damon, encarna a personagem de Mr. Ripley criada pela escritora Patricia Highsmith. Nos livros policiais de Highsmith, Ripley também era perversamente fascinante, ao contrário da forma como surge no filme de Minghella. O realizador optou pela transferência, ou seja, o fascínio de Ripley é transferido para Dickie Greenleaf, no filme, deixando Ripley apenas perverso. Lembro que no filme surgem ainda, Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett, e o sempre magnífico, Philip Seymour Hoffman.
Em The English Patient (1996), mais uma adaptação literária, desta vez do livro do escritor Michael Ondaatje (livro que ofereci ao meu pai quando ele esteve literalmente na condição de english patient, razão pela qual, ainda hoje não me consigo libertar deste filme), Ralph Fiennes interpreta também uma personagem fascinante, o Conde Laszlo de Almásy, cujo maior medo é: Ownership. Being owned. Quando Almásy se envolve com Katharine (with a K) interpretada por Kristin Scott Thomas, todo o seu universo se transforma. Katharine tem um sonho: An earth without maps. Um sonho que perpassa a II Guerra Mundial por intermédio da morte. Almásy, o céptico, o estrangeiro, o outro que tal que não é verdadeiramente isso que é, o map maker que representa, paradoxalmente, o mundo sem mapas de Katharine, acaba desfigurado fisicamente e transfigurado por, afinal, pertencer a Katharine. Numa cena que valeu o Óscar de melhor actriz secundária a Juliette Binoche que interpreta Hana, a enfermeira que todos os dias alivia as dores físicas do seu paciente queimado, injectando-lhe morfina, esta dialoga sem palavras com Almásy que atabalhoadamente vai empurrando na direcção de Hana várias ampolas de morfina. A enfermeira, numa convulsão de choro, percebe que o seu paciente, sem Katharine já estava morto quando lhe foi parar às mãos, e, que durante todo o tempo que pasaram juntos, era precisamente isso que Almásy lhe queria fazer compreender, e, assim, Hana injecta a morfina pela última vez no seu paciente. O filme conta, ainda, com Willem Dafoe e Colin Firth, entre outros.
Cold Mountain (2003) é também um desfile de estrelas: Jude Law, Nicole Kidman, Renée Zellweger, Philip Seymour Hoffman, Natalie Portman, Donald Sutherland e Jack White, dos White Stripes.
Imagens: Conde Laszlo de Almásy.
And now for something completly different ver o artigo do Pedro Sales aqui.

0 comments: