quinta-feira, 20 de março de 2008

Iraq Body Count, os contadores de corpos do terror



89.760 (50 cadáveres em média por dia). Este é o número estimado de civis mortos no Iraque desde a invasão das tropas de coalizão lideradas pelos Estados Unidos, em 20 de março de 2003, segundo a ONG Iraq Body Count (IBC) (contador de corpos). que o Departamento de Defesa norte-americano simplesmente ignora os dados sobre mortes de civis (informa somente o número de vítimas fatais de militares), investigadores independentes e pacifistas contrários à invasão criaram o IBC para desempenharem este papel.

Para chegar a este número, os voluntários do IBC somam as mortes violentas de civis registradas pela imprensa e informações que obtém nos hospitais, agências funerárias, ONGs locais e das forças armadas, e cruzam os dados para evitar qualquer erro na contagem. O contador macabro é atualizado diariamente. Ainda assim, acredita-se que o número seja ainda muitas vezes maior a este divulgado pelo IBC .

Os números de mortos nesses cinco anos de invasão são bem controversos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona, até 2007, 200 mil mortos estimados na população como um todo e as mortes em combate pelos insurgentes. Em outra sondagem realizada pela Federação Americana de Cientistas, que pesquisou mais de 20 mil lares iraquianos, apresentou o estarrecedor número de 650 mil iraquianos mortos. Quase não havia um lar no Iraque que uma pessoa tivesse sido morta em cinco anos.

Por fim, num outro relatório, divulgado em 31 de janeiro último, o instituto britânico Opinion Research Business, em parceria com o Independent Institute for Administration and Civil Society Studies, afirma que o número de mortos passa do um milhão. O estudo foi baseado em depoimentos de testemunhas colhidos até setembro do ano passado. Além dos mortos, estima-se em mais de 5 milhões o número de refugiados iraquianos nos países vizinhos. Isto numa população de aproximadamente 27 milhões.


0 comments: