quinta-feira, 20 de março de 2008

O clube de jazz mais antigo da Europa celebra 60 anos

... é verdade e fica em Lisboa! O Hot Clube de Portugal está celebrando 60 anos de existência, um feito raro e valioso.
Mais conhecido por Hot Clube de Lisboa, este decano do jazz na Europa teve um parto ao mesmo tempo singular e difícil.
Foi seu mentor Luís Villas-Boas, cativado pelo jazz na sua adolescência madeirense, isto nos anos de 1930. Em 1945, e já em Lisboa, o então funcionário dos correios de Portugal estreia um programa radiofónico dedicado a esta música então efervescente. Foi a partir daqui que Villas-Boas, juntamente com outros melómanos (parte deles ouvintes do programa), decidiu fundar um clube de jazz em Portugal.
A aprovação de estatutos ficou suspensa muito tempo pelo governo de Salazar, um regime que considerava esta música «dissolvente» e corruptora das boas tradições nacionais. Muitos dos fundadores eram, naturalmente, gente da oposição, o que complicava as coisas, embora não fossem seus subscritores nessa condição, como é óbvio, mas tão-só enquanto amantes de boa música. Embora os estatutos deste clube só tenham sido aprovados a 16/3/1950, a sua fundação recua a 1948, após anos de preparação.
Desde então, foram muitos os músicos de jazz que passaram pela pequena mas acolhedora cave da Praça da Alegria: Count Basie, Bill Coleman, Dexter Gordon, Benny Golson, Lee Konitz, Freddie Hubbard, Max Roach, Pat Metheny, Pinho Vargas, Mário Laginha, Maria João, entre muitos outros. Além de concertos regulares, criou também uma escola de música, responsável pela formação de grande parte dos jazzistas lusos.
Neste ano gordo, estão previstos concertos de homenagem, uma fotobiografia de Villas-Boas, um núcleo museológico, entre outras iniciativas.
Quanto ao título do post, digo que é o mais antigo clube de jazz da Europa segundo o que consegui apurar, há uns tempos, em pesquisa na Internet: além do HCP, os mais antigos ainda em actividade eram já de inícios de 50.
Parabéns, pois, ao Hot Clube de Portugal e siga o jazz!
Nb: imagens da famosa cave e traseiras de acesso ao jardim aqui.

0 comments: