sábado, 29 de março de 2008

A republicana Condoleezza Rice elogia discurso de Barack Obama

Tudo indica que Barack Obama se recuperou do tsunami provocado pelo seu ex-pastor Jeremiah Wright. Uma nova sondagem divulgada ontem pelo Instituto Pew Research Center mostra o senador democrata na frente da senhora Clinton (com 49% dos votos contra 39% ). Ainda segundo a sondagem, 51% dos entrevistados disseram que Obama soube como lidar com a polêmica. entre o grupo de seus eleitores, este número sobre pra 84% . Noutra simulação, o candidato democrata também venceria a disputa pela presidência dos Estados Unidos com 49%, contra 43% dos votos do republicano John McCain. Aqui os dados completos desta sondagem.

Parece-me que o discurso de Obama conquistou (de certa maneira) corações e mentes dos dois lados da política americana. É o caso, por exemplo, de Condoleezza Rice. A secretária de Estado, em conversa ontem com o ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, não escondeu a sua satisfação de como Obama lidou com a questão racial nos Estados Unidos. Além de elogiar e aprovar o discurso do democrata, afirmou que “há um paradoxo e uma contradição para este país e nós ainda não os resolvemos".

Refeito do susto, os principais alvos de Barack Obama agora são o estado da Pensilvância, em 22 de abril, no qual estão em jogo 158 delegados e depois os estados de Indiana (com a disputa por 72 delegados) e da Carolina do Norte (115), ambos em 6 de maio. Veja infográfico da corrida democrata abaixo.

OBS. Como os números sobre as primárias diferem entre os vários veículos de Comunicação Social, tenho adotado a AFP como fonte de informação.

0 comments: