segunda-feira, 3 de março de 2008

Surrealismo: poesia e rebelião

O Museu da Língua PortuguesaSão Paulo abre o mês de março com uma série de cursos gratuitos voltados para jovens e adultos. Entre eles, Surrealismo: poesia e rebelião, coordenado pelo poeta, ensaísta e tradutor Cláudio Willer, será às terças-feiras, entre os dias 4 de março e 20 de maio, das 14 às 17 horas, em doze sessões, divididas em dois módulos ou etapas que totalizarão 36 horas de carga horária. O público-alvo é de escritores, estudantes de Letras e interessados no assunto em geral. Os participantes poderão pesquisar surrealismo, especialmente autores de língua portuguesa e, aqueles que escrevem, fazer práticas de criação surrealista.

A finalidade de Surrealismo: poesia e rebelião é estimular a capacidade de criação e leitura dos participantes, além de ampliar a sensibilidade e conhecimento literário. Mostrará poesia surrealista, e também seus fundamentos: a poética e visão de mundo adotada por André Breton e demais participantes desse movimento. Examinará autores diretamente vinculados ao surrealismo, e outros com afinidade com esse movimento e sua imagética. Dará especial atenção ao surrealismo em língua portuguesa, de autores de Portugal e brasileiros, inclusive contemporâneos. Discutirá sua atualidade. Mostrará como a visão surrealista pode se projetar na relação com uma metrópole como São Paulo.

Os cursos ocorrerão no próprio museu e os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 3227.0402 ou no local (Estação da Luz). Corra que as vagas são limitadas.

0 comments: