terça-feira, 11 de março de 2008

Suspensão? NÃO!

Depois da mega-manifestação do passado Sábado, caberia aos sindicatos e aos partidos políticos da oposição avançarem com propostas concretas para resolver este imbróglio no sector da educação. Infelizmente, estes escolheram a via mais fácil (o que não surpreende) e a mais óbvia: a única proposta que apresentam é a da suspensão. Não conseguem vislumbrar qualquer modelo alternativo em relação à avaliação dos professores, à gestão das escolas, à carreira docente, ao ensino artístico, etc. Estive na manifestação e protestei nas ruas contra a forma de fazer política deste Ministério, mas não protestei para que se continue a suspender a escola pública. Os sindicatos tiveram a ajuda e um enorme empurrão de 100 mil pessoas, seria a altura certa para iniciarem uma outra marcha: a do sindicalismo progressista. Romper com as estratégias minimalistas e conservadoras de mera rendibilização imediata do protesto e apostar numa postura que alie a reivindicação à capacidade de propor e negociar projectos concretos. É isso que grande parte dos professores espera dos sindicatos!

3 comments:

Zèd disse...

Renato,
Tenho pena de não estar a acompanhar mais de perto esta situação na Educação. Mas mesmo de longe não podia concordar mais com o teu post.
Se os sindicatos não apresentarem propostas alternativas perdem uma oportunidade de ouro de ser um agente activo na reforma do ensino. Obviamente depois de um apoio em massa têm uma força negocial assinalável. Mais do que isso, abrem a porta a um discurso de vitimização do género "protestam muito mas não propõem alternativas". A prazo perdem credibilidade.
O mesmo se aplica aos partidos de oposição.
Infelizmente é um problema que não é único à situação que se vive na Educação. É um erro cometido por sindicatos vezes sem conta.

Nuno Teles disse...

Renato,

Estás desatento:

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=331918&visual=26&tema=1

Não discuto os méritos da proposta. Mas é uma alternativa.

abr
Nuno

Renato Carmo disse...

Olá Nuno, estive há bocado a ver o site do BE, deve ter saído nos jornais da tarde das Tvs. Bem, é um sinal interessante... espero que os sindicatos também tomem iniciativas nesse ou noutro sentido.

Um abraço, Renato