sexta-feira, 4 de julho de 2008

1001 culturas, hoje e amanhã

Inicia-se esta tarde um encontro para reflectir "sobre as condições da criação e produção cultural em Portugal e na Europa", na Fábrica de Braço de Prata (Lx, Poço do Bispo). A iniciativa é organizada pelo eurodeputado Miguel Portas, prolongando-se até sábado.
Do programa de hoje, destaco a conversa com o filósofo Slavoj Žižek, conduzida por Nuno Ramos de Almeida (17h45) e, a partir das 19h, o colóquio «Políticas culturais na Europa de hoje», que contará com depoimentos de António Pinto Ribeiro (ensaísta e programador cultural), João Fernandes (programador cultural) e Luciana Castelina (ex-presidente da Comissão da Cultura e Educação do Parlamento Europeu).
No sábado, às 15h30 começará o colóquio "Esquerda: uma política para o 'gosto'?». Nele intervirão António Guerreiro (ensaísta e jornalista cultural), Manuel Gusmão (poeta, ensaísta e prof. univ.) e Manuela Ribeiro Sanches (investigadora da UL com vasta obra publicada sobre questões de identidade na era pós-colonial).
Em redor do prato forte, haverá ainda espaço para outras conversas, exposições, ateliers, concertos (com Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Hélder Moutinho, etc.) e jantar mediterrânico (estes últimos pagos).
A apresentação e o programa completo podem ser consultados aqui.

0 comments: