quinta-feira, 24 de julho de 2008

Lisboa republicana

Amanhã, 25 de Julho, pelas 15.30h, será apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa o programa comemorativo do Centenário da Eleição da Primeira Vereação Republicana em Lisboa (1908-2008). A programação incluirá uma exposição, um colóquio, ateliers educativos, visitas guiadas e recriações históricas. O Comissário Científico do projecto é o Professor Doutor António Reis (FCSH-UNL) e o Coordenador Geral, o Dr. Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa).
Na ocasião, será lançada a vinheta comemorativa do histórico acontecimento (um pormenor da obra do pintor Veloso Salgado, de 1913, na altura intitulada “A Cidade de Lisboa elege a sua primeira Vereação”, mas posteriormente conhecida por “O Sufrágio”), que, por deliberação camarária, será aposta no estacionário municipal ao longo do corrente ano. O quadro “O Sufrágio”, do espólio do Museu da Cidade, encontra-se em exposição no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Ao comemorar a vitória do Partido Republicano Português nas eleições municipais de Lisboa de 1 de Novembro de 1908, um dos acontecimentos que assinalaram o caminho para a instauração da República a nível nacional, a CML compromete-se a:
1. Tratar e divulgar os seus fundos e colecções patrimoniais relacionados com a temática da República;
2. Valorizar o legado republicano de liberdade, igualdade, democracia participativa, cidadania, emancipação pela educação, inclusão social, descentralização e autonomia municipal;
3. Promover as bibliotecas, os arquivos e demais equipamentos culturais da Autarquia, enquanto espaços privilegiados de exercício do direito à informação, à educação e à cultura, preservação da memória histórica e divulgação do conhecimento.

0 comments: