domingo, 10 de agosto de 2008

Mais prémios para o vinho português

No mês passado, decorreu a 25.ª edição da maior feira mundial de vinhos, a International Wine Challenge, em Londres. Foram vários os vinhos portugueses premiados: os tintos Quinta do Portal Grande Reserva 2006, o Quinta da Fonte do Ouro Reserva 2005, o Cortes de Cima Touriga Nacional 2005, entre 10 eleitos.
Contudo, quem fez mais barulho teve mais sucesso... Refiro-me ao marketing da Portucel Soporcel, que conseguiu fazer passar, junto dos media mainstream (Público de hoje, p13-P2; Blue Wine; etc.), a sua medalha de bronze (para o tinto Herdade de Espirra - Palmela DOC, colheita de 2005*) como sendo o melhor registo luso. Sucede que houve vários vinhos portugueses melhor colocados, como se pode constatar nesta lista oficial, na qual só entram os vinhos com troféu - acima das medalhas de bronze, prata e ouro está o troféu, que é a 3.ª e última ronda de provas cegas (vd. aqui e aqui). Bem sabemos que os vinhos de Terras do Sado (ou Palmela) até já têm direito a região junto deste certame, e que têm sido bastas vezes elogiados nesta rubrica do Peão (ex.), mas convém não exagerar... (quem quiser saber todos os eleitos portugueses neste certame ao longo dos anos pode ir aqui).
Para o Peão ficar com o registo histórico completo deste ano, há que complementar este e 2 posts anteriores (um meu, outro do Manolo) com a informação de que também o vinho duriense Quinta Nova Grande Reserva 2005 foi eleito o Melhor Tinto do Velho Mundo na 12.ª edição da Expovinis Brasil (considerado o maior certame da América Latina), isto em Abril passado (vd. aqui ou em Público, 10/V, p. 13; lista aqui).
Mas, atenção, neste ano houve muitos mais prémios! Foram distinguidos ainda o Moscatel Reserva 2000 da Quinta do Portal, o branco Régia Colheita 2006 e os tintos Borges Douro Reserva 2004, Valle Pradinhos Reserva 2004, Covela, Incógnito, Touriga Nacional e Cortes de Cima (estes 3 da Cortes de Cima), Quinta do Couquinho DOC Tinto Reserva e Colheita 2005. Para mais informação remetemos o leitor interessado para a lista específica da revista Blue Wine.
*Ainda em Inglaterra, o mesmo tinto obteve a medalha Comended no Decanter World Wine Awards. A cereja no bolo foi a chegada do Espirra ao mercado brasileiro (vd. aqui; por cá já fora premiado em 2007). O enólogo responsável é Rui Reguinga.

0 comments: