sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mascotes olímpicos de Pequim 2008, o lado meigo da China

São cinco os mascotes dos Jogos de Pequim (os cinco fuwa). Fuwa significa “crianças de boa sorte”, em mandarim. Três deles são meninos (Jingjing, Huanhuan e Yingying) e dois, meninas (Beibei e Nini). Seus nomes juntos formam a frase "Bei Jing Huan Ying Ni", em mandarim, ou seja: “Pequim lhes deseja boas-vindas"(*).

BEIBEI (o peixe azul) – Simboliza a prosperidade e a abundância. É conhecido por ser delicado e puro. Representa os esportes aquáticos.

JINGJING (o urso panda preto) – É a fonte de alegria e felicidade. Simboliza o relacionamento harmônico entre o homem e a natureza. Representa os esportes de força.

HUANHUAN (a chama vermelha olímpica) - Representa a paixão pelo esporte em geral e sua competitividade. Representa os esportes com bola.

YINGYING (o antílope amarelo) - Representa a amplitude das terras chinesas e a saúde. Tem muita agilidade e é vigoroso nos esportes de campo.

NINI (a andorinha verde) – As suas asas simbolizam o céu infinito e espalham a boa sorte aos desportistas. Representa os esportes ginásticos.

(*) Manifesto - A organização "Sports for Peace" enviou ao presidente da China, Hu Jintao, um manifesto de apoio à libertação do Tibete e em defesa dos direitos humanos com assinaturas de 118 atletas. Aqui, a relação.

0 comments: