segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ler -

Depois de um regresso algo frouxo, o Câmara Clara, de ontem, sobre a leitura infanto-juvenil resultou em aceso debate entre Isabel Alçada e Francisco José Viegas.
A representante do Plano Nacional de Leitura apresentou uma visão confusamente instrumental e burocrática da leitura, que passou tantou pela fisiologia (cientistas, médicos e enfermeiros, maravilhados com o PNL) como por somas fabulosas dos efeitos da política do Governo (1 milhão de crianças a ler e todos os dias e 1 hora por dia!).
Confesso que esta perspectiva me congela a parte do cérebro que era suposto a leitura desenvolver. Claro que ter um PNL é bom, e ninguém duvidará da urgência de aumentar os níveis de literacia, mas para ler o quê e porquê?
E foi aqui que Francisco José Viegas esteve em grande forma, quando insistiu que ler não é uma experiência uniforme (ler um jornal desportivo, não é o mesmo que ler um romance), nem uma simples competência de juntar letras para delas extrair um significado, e, sobretudo, quando reforçou a ideia de que a Escola não deve transmitir essa noção de processo em que tudo se equivale, mas antes valorizar o cânone literário.
É difícil crer que a leitura se desenvolva por degraus evolutivos, numa equação que vai do mais ligeiro para o mais complexo, e ainda mais difícil é crer no «socialismo» do Plano. No final a sua intenção niveladora, acabará por acentuar as desigualdades e se «não esticar a corda» à literatura, milhares de alunos não poderão por ela subir, aí sim, a mais elevados patamares académicos, profissionais e pessoais.
Imagem: Magritte- La lectrice soumise, 1928.

3 comments:

Paula Tomé disse...

Carla, dei uma vista de olhos pelo PNL. Pareceu-me interessante e abrangente. Gostei da ideia de envolver a família no processo e do facto de se levar em conta as idades mais jovens. Estas coisas têm de vigorar durante alguns anos para se poder avaliar o sucesso que têm. Vi um bocadito do vídeo do debate no Cadeirão Voltaire. Não desmerecendo da perspectiva mais filosófica de FJV, que também é importante, devo dizer que tenho mais simpatia pelo pragmatismo de Isabel Alçada.

Sofia Rodrigues disse...

Não é pragmatismo, Paula, é política e nem sequer muito boa. Tira um pouco mais de tempo e vê o programa todo que rapidamente ficas a perceber várias fraquezas na proposta.

Paula Tomé disse...

Está bem, assim farei, mas por enquanto dou um voto de confiança à nossa amiga IA! :-)