terça-feira, 2 de setembro de 2008

Vasco Granja, divulgador pioneiro do cinema de animação

A propósito deste post da Paula Tomé, lembrei-me do saudoso programa televisivo de animação de Vasco Granja, que fez as delícias da pequenada nos anos 70/80.
Chamava-se «Cinema de Animação» e durou mais de mil edições, entre 1974 e 1990. Nele pudemos ver pela 1.ª vez os grandes nomes deste género cinematográfico, a começar pelo canadiano Norman McLaren (que Granja conheceu pessoalmente), passando pelos Looney Tunes e acabando nos filmes dos países do Leste europeu, que fiaram na retina de todos pela sua maior especificidade (a nível de materiais, temáticas, ritmo, etc.) e, por vezes, pelo seu arrevezamento experimentalista.
Vasco Granja apaixonou-se por esta arte ao asssistir ao 1.º festival mundial de animação, realizado em Annecy (França), nos anos 60. A partir daí nunca mais parou de coleccionar contactos, visionamentos, entrevistas, biografias e divulgação.
A sua última aparição televisiva foi nesta auto-paródia, no Herman Enciclopédia, que conta ainda com a participação especial do Diácono dos Remédios, como não podia deixar de ser...
Os filmes que sugiro hoje são desse mesmo McLaren: Boogie Doodle, Psyche Rock, Le merle/The blackbird e a sua obra-prima de arranque, Neighbours (filmografia completa aqui).
Fontes: entrevista feita por Luís Villalobos aqui e post de RefemdaBD aqui.

4 comments:

Paula Tomé disse...

Ainda eu me quedava saudosa com a tua menção do saudoso Vasco Granja e já cá está este post cheio de pequenas e deliciosas relíquias. Obrigada!

Daniel Melo disse...

Foi um prazer!
Também eu fiquei contente por saber que há mais uma co-blogger fã da bonecada animada :)

Paula Tomé disse...

Daniel, estes clips do Discover Channel estão muito engraçados, aqui fica para o caso de não os teres visto.
http://www.youtube.com/watch?v=zrihmVKNZ80
http://www.youtube.com/watch?v=3bKvVk1T6U4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Ptnkj0PQ2Pw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4bt0Lk9MtBU&feature=related

Daniel Melo disse...

Obrigado, Paula, pelos links. Já vi essa série do Discover Channel e gostei. Parecem muito british, um misto de nonsense, ironia, pop e surrealismo.