quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cardoso Pires por Lisboa

Este mês passam 10 anos sobre a morte de José Cardoso Pires (2.10.1925-26.10.1998) e a Câmara Municipal de Lisboa presta homenagem ao escritor que, como poucos, inscreveu a cidade amada nos seus livros. Lisboa - as ruas, as pessoas, as vivências, a história contemporânea - habita a obra literária de Cardoso Pires, os seus romances, contos e crónicas.
José Cardoso Pires vem na capa da Agenda Cultural de Outubro. E lá dentro o autor de O Delfim, Balada da Praia dos Cães, Alexandra Alpha e tantos outros aparece em muitas secções: Editorial; Entrevista a Inês Pedrosa, amiga e autora da fotobiografia de Cardoso Pires; Reportagem "Vírgulas na paisagem", uma deliciosa selecção de excertos de livros de Cardoso Pires em que Lisboa é personagem central; Fazer "José Cardoso Pires: a obra e a cidade" - referência à vasta programação que a Direcção Municipal da Cultura preparou em torno do escritor (exposições, leituras de textos e conferências, ciclo de cinema, lançamento de livro, etc.); Ar livre "E agora, José?" - sobre o itinerário temático José Cardoso Pires; Monumentos "Conversas à mesa" - dedicado ao restaurante Pabe, local de eleição de Cardoso Pires, a par do British Bar ou do Procópio. Não me lembro de outra Agenda assim, que tenha conseguido acrescentar valor à programação cultural da cidade em torno de um dos seus maiores escritores do século XX.
Cardoso Pires nasceu na aldeia de São João do Peso (Castelo Branco), mas veio para Lisboa aos 5 anos e por aqui viveu, primeiro em Arroios, depois em Alvalade. Eu, que nasci em São Jorge de Arroios mas nunca lá vivi, não posso dizer: "De Arroios, pois, de Arroios / mais precisamente, da lisboníssima freguesia de São Jorge, 4º bairro fiscal, ou, mais precisamente ainda, duma janela de infância voltada para uma igreja que já não há e para um largo de bêbados dormentes, salitados por pombinhas maneirinhas. / Sou daí, desse largo e dessa janela, ficas a saber." (Lisboa - Livro de Bordo, p.13).
Entretanto, fiquem também a saber que não devem perder no próximo dia 24 de Outubro, às 18.30h, na Casa Fernando Pessoa, a apresentação do filme "Fotogramas Soltos das Lisboas de Cardoso Pires" (António Cunha e Inês Pedrosa), baseado no Lisboa, Livro de Bordo. Vários amigos de José Cardoso Pires colaboram nesta produção da Videoteca, como Lídia Jorge, Camané, Fernando Lopes ou Carlos do Carmo, entre outros. Cada um deles lê um excerto do livro e cada excerto é integrado na paisagem urbana a que diz respeito.
Não é só a CML a evocar Cardoso Pires. Na Biblioteca Nacional está patente ao público uma mostra evocativa da obra do escritor baseada em manuscritos do seu Espólio, doado à BN pelas suas herdeiras.
__
A foto foi retirada daqui.

0 comments: