quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Outono, parques e a recessão em Londres

Em Londres, a recessão na City agrava-se. Vai-se multiplicando o número de amigos desempregados. Mas optimistas, aproveitam a oportunidade para passarem mais tempo na cozinha. Suspeito que estamos à beira de um corrupio de lanches e bolos deliciosos feitos por homens que descobriram que cozinhar é muito mais terapêutico do que ver o Telejornal.

Mas o tempo tem estado esplêndido e é possível passar um dia inteiro nesta cidade caríssima sem gastar um tostão! Ontem fomos à National Gallery, entrada gratuita, claro. Depois passámos umas horas refastelados a ler na Waterstones de Picadilly Circus. Acabámos a tarde entre amigos em Ravenscourt Park a beber café de uns termos e a comer bolos caseiros que alguém organizado e provavelmente desempregado teve a simpatia de trazer. Um fim de tarde gélido, a qualidade do ar cristalina, o céu azulíssimo a contrastar com as folhas laranja e aquele cheiro divino da natureza a recolher-se à mistura com o barulho das crianças coradas e ainda de t'shirt penduradas nas árvores... Desculpem, nunca me canso de celebrar a coisa extraordinária que é a vida comunal dos parques dos bairros de Londres.

Vou continuar a ignorar a desgraça que se abateu mesmo aqui ao lado, no coração de West London... Abre amanhã, apesar da recessão, o maior centro comercial da cidade. Uma tragédia impensável e que não se percebe como apanhou distraído o espírito sempre tão alerta dos londrinos. Por favor, se vierem a Londres não visitem este sítio medonho, este atentado à High Street! Vão antes para Ravenscourt Park, é muito mais autêntico e de borla!

0 comments: