quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Tudo isto é fado

Felizmente que nem tudo são más notícias quanto ao panorama museográfico luso (e à CML), como o atesta a reabertura do Museu do Fado, em Lisboa, no passado dia 2 (após 7 meses de obras de requalificação).
Este museu, da responsabilidade do município alfacinha e situado em Alfama, apresenta agora um novo programa museológico, com postos de consulta que permitem o acesso digital ao seu espólio. Imagens, repertórios, registos áudio, biografias, programas de espectáculos e pautas estão assim mais facilmente acessíveis.
Até final do ano, também nele se poderá apreciar o famoso quadro «O fado», que José Malhoa pintou em 1910 e aqui reproduzido. Estão ainda presentes outros pintores, como Constantino Fernandes e Júlio Pomar.
É um museu que aproveita muito bem o espaço modesto e que faz muito sentido: o seu modelo devia ser mais seguido, pois aposta numa singularidade, num aspecto da cultura portuguesa que é único e singular, não existindo em mais nenhum país.
A sua directora anunciou ainda que em 2009 será apresentada a candidatura do fado a património da UNESCO, para que a canção lisboeta "tenha a consagração que merece".
Outras fontes: Fado.com e Público.

0 comments: