quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Mugabe encontra o remédio contra o cólera: proibir o aperto de mão

0,,15988426,00

A cacetadas. É assim que a polícia do ditador Robert Mugabe tratou médicos, enfermeiros e sindicalistas que protestaram ontem, em frente ao Ministério da Saúde, contra a epidemia de cólera, que já fez 565 cadáveres, contaminou mais de 12 mil pessoas e ameaça se alastrar pelos países vizinhos.

Para piorar a situação, quase todos os hospitais públicos estão fechados por falta de remédios e de equipamentos e pelas constantes greves de profissionais da saúde por melhores salários. A categoria tem poucas condições de lidar com a epidemia por falta de condições mínimas de trabalho. Segundo o Congresso de Sindicatos do Zimbábue, quase 50 sindicalistas, entre eles o secretário-geral Wellington Chibebe, já foram presos.

O atual governo do Zimbábue vem se deteriorando a passos largos e responde à crise com uma brutal intensificação da repressão policial. A economia está bem perto do colapso total, com o desemprego atingido a casa dos 90 % e uma inflação girando em torno dos 230 milhões por cento (sim, é isto mesmo: 230 MILHÕES). Miséria e fome já se impregnaram à paisagem macabra local. Enquanto quase toda a nação vive à beira do flagelo absoluto, o facínora Mugabe vai se tornado um dos homens mais ricos da África. E em mais um de seus delírios criminosos, proibiu o aperto de mãos entre as pessoas como único remédio contra a epidemia de cólera que assola quase todo o país. Falar o quê?

Foto AP

0 comments: