sábado, 13 de dezembro de 2008

O regresso dos debates plurais à esquerda

A partir deste domingo retomam os debates plurais sobre o papel da esquerda na política actual, ambos em Lisboa.
O primeiro é o Fórum «Democracia e serviços públicos» e, como o próprio nome indica, visa debater que serviços públicos deve a esquerda propor no presente. Está dividido em painéis sobre economia, educação, cidades, trabalho e saúde, culminando numa sessão final. Nele intervirão políticos, sindicalistas e intelectuais das mais diversas proveniências e sensibilidades- Manuel Alegre, Manuel Carvalho da Silva, Ana Drago, Helena Roseta, Cipriano Justo, Paulo Sucena, José Maria Castro Caldas, José Reis, André Freire, João Rodrigues, entre muitos outros. Será na Universidade de Lisboa, entre as 11h e as 17h de domingo (mais inf. aqui e reflexão aqui).
O outro intitula-se Crise, oportunidade de viragem - para onde queremos ir?, é organizado pelo movimento Nova Esquerda e juntará algumas daquelas figuras, enquanto promotores, aos debatedores Jorge Sampaio, António José Seguro, Florival Lança, Ricardo Paes Mamede e Ulisses Garrido (vd. mais inf. aqui). Decorrerá na 2.ª feira, no Hotel Zurique.
Eis duas boas ocasiões para repensar o papel das esquerdas, a governação e as políticas públicas.
Adenda post forum 1: todos os painéis tiveram lotação esgotada, com parte dos ouvintes de pé, e muito participação do público no debate, pelo menos no painel a que pude assistir, sobre Cidades, com intervenções de bom nível. A sessão final teve uma Aula Magna praticamente cheia, e foram inspirados os discursos de Maria do Rosário Gama, Ana Drago e Manuel Alegre. Mais inf. sobre o fórum e seu impacto aqui, aqui, aqui e aqui.

0 comments: