sábado, 14 de março de 2009

Poe e a Criatividade Gótica

Colóquio Internacional Poe e Criatividade Gótica / Poe and Gothic Creativity
O Colóquio Internacional "Poe e Criatividade Gótica", organizado pelo grupo de Estudos Americanos do CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa) decorrerá em vários locais de Lisboa entre 18 e 20 de Março, para comemorar o bicentenário do nascimento deste autor.
Edgar Allan Poe é um escritor de grande impacto na actualidade. Assim, esta celebração destina-se não só à Academia mas também à comunidade mais alargada, tendo por objectivo associar à reflexão crítica outras formas de apreciação que se coadunam com o carácter irreverente do artista e da sua obra. A divulgação desta última, e da tradição gótica onde se inscreve, abre espaço para o contacto com outras formas de criação literária e artística, fruto da colaboração inter-institucional entre a Universidade e agentes culturais diversos. Assim, a Faculdade de Letras acolherá sessões académicas, decorrendo outros eventos na Cinemateca, na Casa Fernando Pessoa, na Biblioteca Nacional e no Bar Incógnito. Participarão especialistas internacionais e terão lugar debates com escritores, artistas visuais, realizadores de cinema, músicos e "performers"; haverá também leituras encenadas de poesia, exposições bibliográfica e iconográfica, uma mostra de filmes e a festa final com dj-ing e vj-ing temáticos.
A iniciativa contará com a presença de reputados especialistas internacionais – Fred Botting , Darryl Jones, Henri Justin e George Monteiro – e de escritores e artistas, tais como António de Macedo, David Soares, Fernando Guerreiro, Fernando Ribeiro, Filipe Abranches, Filipe Melo, Hélia Correia, José Luís Peixoto, Luís Filipe Silva, Paula Ribeiro, Pedro Mexia e Rui Lage.
*texto de divulgação


Mais informações em: http://www.fl.ul.pt/poe_gothic_creativity/

Programa: http://www.fl.ul.pt/poe_gothic_creativity/programa.htm

2 comments:

Anónimo disse...

E.A.Poe é capa do JL desta quinzena: a ler.
Vallera, apesar de ser um ano depois de colocados no dj peão, aqueles vídeos dos CL valeram mesmo. Muito grato pela redescoberta - e outras tantas música boas por conhecer! GR.

vallera disse...

De nada, obrigada eu. Quem é GR.?