terça-feira, 5 de maio de 2009

A economia para além da economia

Começa nesta quinta-feira o 4.º Seminário de Pensamento Crítico Contemporâneo, no ISCTE. Intitula-se «A economia para além da economia», tem 11 sessões por outros tantos investigadores e contempla temáticas tão diversas como a dádiva, os mundos do consumo, economia e espaço, moeda viva, a economia política dos media, operários e capital, governamentalidade e liberalismo. Nele serão analisados autores como Deleuze, Guattari, Mauss, Polanyi, Ben Fine, David Harvey, Simmel, Weber, Klossowski, Innis, Marx, Friedrich List, Mario Tronti e Foucault (+inf. aqui).

Na primeira sessão, gratuita, o sociólogo e filósofo italiano Maurizio Lazzarato abordará a ideia de produção em Gilles Deleuze e Felix Guattari. As restantes sessões exigem uma pré-inscrição, dada a limitação de lugares (mas o preço global, 15€, é bem acessível).

A organização da iniciativa cabe à UniPop e ao CRIA- Centro em Rede de Investigação em Antropologia. O seminário decorrerá no ISCTE, no auditório B203 (edifício II), sempre às 2ªs e 5ªs (19h-20h30), excepto a sessão 9, a 3/6, uma quarta-feira.

A 1.ª edição dos seminários PCC ocorreu em 2007, repetida em 2007/8. A 3.ª edição decorre presentemente em Coimbra, na Associação Arte à Parte (vd. aqui).

Nb: na imagem, reprodução de fotografia de René Maltete.

0 comments: