terça-feira, 5 de maio de 2009

Vasco Granja (1925-2009)

Faleceu ontem Vasco Granja, divulgador pioneiro do cinema de animação e da bd. Tinha 83 anos e era o «pai da pantera cor-de-rosa», como lhe chamávamos, nós os petizes, no final dos anos 70.

aqui escreveramos sobre o seu trabalho, há menos de um ano. A ele lhe devemos entretenimento, encantamento e o conhecimento de algum do melhor cinema de animação que se fez.

Para um obituário alongado vd. aqui.

3 comments:

Vanda disse...

Fiquei triste quando li a notícia que o meu "companheiro" que me apresentava as inúmeras aventuras dos meus desenhos animados, durante a minha infância, tinha partido ontem.
Não perdia uma única apresentação do Vasco Granja, adorava as suas introduções/apresentações dos desenhos animados que apresentava....engraçado como neste momento me soou a sua voz...
Para si Vasco esteja onde estiver, que esteja em paz!
Saudade de uma admiradora que agora tem 35 anos, mas que lembra com saudade que os desenhos animados apresentados na sua infância eram mais animados e cativantes do que os actuais...tinham outro encanto!

Daniel Melo disse...

Obrigado, Vanda, compartilho o teu sentimento.
Também eu tenho boas memórias desse tempo em que vi(a) na televisão bons desenhos animados, de distintas proveniências, técnicas e escolas. E com os quais me diverti, e também cresci.

Paula Tomé disse...

Sim, o nome Vasco Granja lembra sempre bons momentos de animação e uma infância cada vez mais distante...