sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Morre Les Paul, um dos inventores da guitarra elétrica

les paul

Frying Pan The Log

Morreu ontem, aos 94 anos, o músico Les Paul, um dos criadores da guitarra elétrica. Apesar de muitos atribuírem somente a ele o desenvolviemento do instrumento que deu origem ao endiabrado rock’n’roll, a história real não é bem assim. E nessa, quase todos os jornais do mundo então comendo bola e fornecendo informações equivocadas a seus pobres leitores.

A criação da guitarra elétrica começa a ganhar forma em 1923, quando o engenheiro Loyd Loar acoplou um captador sonoro (o famoso pickup) eletrostático a um violão. Mas foi em 1930 que Adolph Rickenbacker e George Beauchamp desenvolveram o captador eletromagnético, que produzia um campo magnético e assim amplificava as vibrações das cordas. Como o corpo do violão era oco, a aplicação de um captador elétrico a ele causava efeitos nada musicais, como distorção e outros ruídos estranhos (aliás, parece-me que muitos guitarristas voltaram às origens). Para compensar, Beauchamp e Rickenbacker montaram então o captador numa guitarra de colo havaiana. Esse instrumento foi batizado de Frying Pan (foto à esquerda) e se tornou a primeira guitarra elétrica a ser comercializada.

Na verdade, Les Paul foi o primeiro a solucionar o problema de como amplificar uma guitarra do estilo espanhol. Uma vez que o corpo da guitarra era o maior problema, ele o eliminou completamente e o substituindo por um pedaço de pinho, em 1940. E vinha assim ao mundo a The Log (foto à direita), a primeira guitarra elétrica de corpo sólido como é conhecida hoje e o intrumento que revolucionaria a música contemporânea.

Aqui, Les Paul se apresenta no New York Jazz Club, em 2003.

Fonte.

0 comments: