quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Projecto Lixo Verde - Já alguma vez pensou em salvar o planeta?


“Pensar nisso eu já pensei. Mas há tantas maneiras de o fazer. E é tudo tão complicado!”

Há cerca de um mês atrás um casal americano, Amy e Adam Korst (v. fotografia), chegaram à conclusão que tentar salvar o planeta não pode ser assim tão complicado. Foi então que começaram a pôr em prática uma pequena experiência científica verde:

Será que é possível viver durante um ano uma vida relativamente normal sem produzir lixo que acabará num aterro de desperdício?

Os Korsts baptizaram esta pequena experiência verde com um nome extremamente sugestivo: Projecto Lixo Verde (Green Garbage Project). O projecto foi lançado a 6 de Julho de 2009 e extender-se-à até 6 de Julho do próximo ano.

Você pode seguir as fofocas diárias e semanais deste casal no website do Projecto Lixo Verde.

As fofocas dos Korsts já viraram notícia de jornal e de televisão por esse mundo fora, mas não é muito interessante saber se o Projecto do Lixo Verde é um jogo motivado pela fama ou pela consciência ambiental. Trata-se de qualquer das maneiras de um jogo que pode salvar o planeta.

Saiba desde já que vida de ‘salvador(a) do planeta’ não é fácil não!

Não se pode comer batata frita de pacote por causa do plástico dos pacotes. E quando se vai ao café do bairrro ou do trabalho tem de se levar a nossa própria caneca; nada de copos de plástico ou de pacotes de acúcar. Já quando se vai às compras tem de se ir a um mercado com produtos frescos; nada de pacotes ou embalagens. E quando se estraga um aparelho electrónico, temos de nos certificar que o entregamos a alguém que faça a reciclagem do mesmo. Escova de dentes de ‘salvador do planeta’ não é comprada no Continente e não é feita de plástico; é feita por encomenda a partir de copos de iogurte reciclados. E isto é apenas uma pequena amostra do que nos espera...

Ao fim de quarto semanas de trabalho árduo, o lixo acumulado pelos Korsts foi reduzido a uns quantos items que cabem numa caixa de sapatos: um brinquedo estragado, alguns pacotes de medicamentos, uma lâmina de barbear, e pedaços de fita adesiva.

Um dos maiores problemas dos Korsts no momento é o gato deles (o mais idoso) que teima em não querer mudar para areia de gato biodegradável…

E você quando é que muda?

4 comments:

Daniel Melo disse...

Eu? Eu vou mudando como posso.
Primeiro, reciclando tudo o que é permitido.
Segundo, andando menos de carro e mais a pé e de transportes públicos.
Terceiro, comprando lâmpadas de baixo consumo.
Quarto, desligando os stand-bys.
Por último, informando-me e defendendo publicamente a sustentabilidade.
Enfim, através doutras coisas de que não me lembro agora.

Parabéns pelo post, gdsantos, alarga horizontes e faz publicidade pela causa.

E já agora, a propósito de pacotes, realmente ultimamente tenho pensado no quanto de lixo advem de pacotes de tudo e mais alguma coisa. Cada vez os produtos têm mais invólucros...

gdsantos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gdsantos disse...

É verdade. Há mesmo pacotes para tudo e para todo o mundo. Os cigarros, por exemplo, poderiam ser vendidos a vulso... Lembro-me que quando estava a fazer terreno em zonas rurais chinesas os camponeses mais pobres (os que compravam tabaco a vulso) falavam muito do seu desejo em serem promovidos ao mundo do cigarro de pacote... O que é preciso fazer é inverter este 'sistema material de prestígio'!

Daniel Melo disse...

Já que estamos nesta toada, vale a pena referir a questão dos sacos de plástico dos supermercados. Recentemente, parte destes passaram a cobrar dinheiro pelos sacos, e parece que foi medida ajustada, pois reduziu-se o seu consumo. Houve mesmo empresas que criaram sacos grandes apropriados para muita mercearia, e não é que resulta? São apropriados para levar mais mercadoria, podem-se guardar e voltar a usar.
Bingo! Aqui está a prova de como soluções simples beneficiam todos.