quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os soldados não gostam de planíceis VI (os muçulmanos incluídos)

Quando se comemora o 91° aniversário do Armistício de 1918, encontrei esta tocante história de um jazigo esquecido nos arredores de Lyon, em La Mulatière, que acolheu os corpos dos combatentes muçulmanos franceses mortos durante a I Guerra Mundial.
Quando se discute a integração dos muçulmanos na Europa (e a construção de minaretes na Suiça) convém lembrar que não é de agora, houve os "metrailleurs" senegaleses na II Guerra, como houve muçulmanos na I Guerra que morreram pela França. Para morrerem em combate, não tiveram problemas de integração. Também não é de agora, felizmente, que há quem lute para que os muçulmanos sejam respeitados como os demais. Na época foi o "maire" do município de La Mulatière, Paul Nas, quem assegurou que os muçulmanos eram enterrados segundo os rituais islâmicos, e bateu-se para que fosse construído o jazigo, que só foi concluído em 1936 (entretanto esquecido sob as ervas, e redescoberto em 2006 pelo historiador amador Frédéric Couffin).

3 comments:

jrd disse...

Será verdade, mas muitos mataram e morreram nas planícies de Espanha, combatendo do lado errado da guerra, certamente, sem saber o porquê.

JPD disse...

Não é "metrailleurs" senegaleses mas sim "tirailleurs" senegaleses...e não foi só na 2ªa mundial que eles participaram, também foi na 1ª, e em outras!

Zèd disse...

É verdade, citei de memória e enganei-me.
http://fr.wikipedia.org/wiki/Tirailleurs_sénégalais