sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Turistas arrasam política cultural e de 'animação' de Rui Rio

Aqui fica mais uma chamada de atenção para o mau curso da política cultural de Rui Rio: os turistas aerotransportados que responderam a um inquérito do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo atribuem nota negativa aos eventos culturais, à animação nocturna (ligada à cultura na actual política autárquica) e às praias.

É verdade que o principal motivo de insatisfação dos turistas que entram na região norte via aeroporto Francisco Sá Carneiro relaciona-se com os eventos desportivos, talvez relacionado com o congestionamento de trânsito e o barulho nos dias de jogo de futebol no Estádio do Dragão.

Um confronto com os principais factores de atracção para os visitantes ajuda também a perceber como o investimento cultural e turístico deveria ser redireccionado: 1) visita a monumentos (81% das preferências); 2) experimentação gastronómica (58%); 3) compras (51%); 4) visita às caves do vinho do Porto (43,1%).

Daí que o director do IPDT tenha sugerido a elaboração dum roteiro de compras, a que se deveria aditar: uma melhor programação cultural, roteiros temáticos (de restaurantes e tascas; de lojas e mercados antigos; de cafés e livrarias culturais; de associações culturais, etc.), facilitação da ida às caves do vinho do Porto, etc..

Fonte: «Noite, cultura e futebol desagradam aos turistas do Porto».

1 comments:

terrasonora@portugalmail.pt disse...

A ed. Pluma Branca tem o prazer de anunciar o lançamento para o mês de Dezembro, o lançamento de um livro que promete revolucionar...

www.terrasonora-nunoviana.blogspot.com