terça-feira, 24 de novembro de 2009

A vez da rádio

Para quem gosta de boa divulgação cultural e de boa rádio, aconselho o programa «Império dos Sentidos», de Paulo Alves Guerra, nas manhãs da RDP2 (7-10h).

É um daqueles programas à antiga, onde há tempo para ouvir e dialogar com as pessoas, para escutar a música, transmitir as notícias, etc. Hoje, o jornalista Paulo Alves Guerra conversou com o responsável da livraria Poesia Incompleta, que celebra um ano de existência e é já um marco no circuito alfacinha.

E deu-nos um cheirinho dum dos últimos álbuns dos fervilhantes Hespèrion XXI, «Istambul. Dimitrie Cantemir. "Le Livre de la Science de la Musique" et les traditions musicales Séfarades et Arméniennes». Ainda sob a direcção de Jordi Savall, fiquei a saber doutra obra de fôlego, «Don Quijote de la Mancha, Romances y Músicas» (para os interessados vd. ficha no catálogo da Alia Vox). Mas esta foi já uma descoberta da minha iniciativa. As conversas são como as cerejas...

2 comments:

Paula Tomé disse...

Daniel, obrigada, tentarei ver se consigo ouvir. "Speech radio", como por cá se diz, é uma das coisas que mais gosto. A BBC Radio 4 tem um site óptimo e agora com o Iplayer os programas estão disponíveis durante imenso tempo. É uma delícia. Se puderes dá uma vista de olhos e vê se consegues ouvir "Desert Islands Discs".

Daniel Melo disse...

Obrigado pela dica, Paula, irei esmiuçar essa pista brevemente...