sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Primeiro Prémio Pessoa para sacerdote católico

Este ano o Prémio Pessoa distinguiu D. Manuel Clemente, bispo do Porto e professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa. É a primeira vez em 22 anos que o galardão reconhece uma figura da Igreja católica.

O júri valorizou a sua «postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja» bem como a sua «intensa actividade cultural de estudo e debate público», para finalizar reconhecendo no premiado «uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo".

Manuel Clemente tem uma extensa obra historiográfica, na qual se destacam os seguintes livros: Um só propósito (2009), Portugal e os portugueses (2008), Igreja e sociedade portuguesa, do liberalismo à República (2002) e Nas origens do apostolado contemporâneo em Portugal - a «Sociedade Católica» (1843-1853) (1993). Restante bibliografia activa aqui.

1 comments:

João Miguel Almeida disse...

Um prémio que é de saudar. Manuel Clemente é uma personalidade culta e que valoriza o diálogo, com uma obra multifacetada. O espírito do Prémio Pessoa é distinguir uma personalidade que já tenha produzido uma obra importante, embora ainda não completa e ainda não devidamente reconhecida pelo público. No caso de historiadores e ensaístas, é um estímulo aos leitores para lerem mais do autor e ao autor para continuarem a escrever. A escolha deste ano é portanto perfeitamente justificada.