segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Prostituição em Copenhague

prostitutas - clave do sul

Sexo Sustentável x Sexo Grátis. É isso mesmo. Como resposta à campanha da prefeitura de Copenhague para reduzir a prostituição na cidade, um grupo de prostitutas decidiu oferecer sexo gratuito aos delegados que participam na Conferência sobre Mudança Climática da ONU (COP-15). Para tanto, basta apresentar a credencial oficial e pronto. O cidadão terá momentos bem calientes sem desembolsar um centavo sequer. Será tudo no peito (e supostamente em outras partes do corpo também).

Para obter sucesso na empreitada, a prefeitura chegou a entrar em contato com 160 hotéis, recomendando que eles não apresentem prostituas aos seus hóspedes. Em parcerias com ONGs, foram distribuídos cartazes onde se lê: “Seja sustentável. Não compre sexo”. Aliás, como perguntar não dói, o que seria sexo sustentável?

A tal COP-15 tem como objetivo alcançar um acordo para determinar um corte das emissões de gases que provocam o efeito estufa, além de buscar um consenso para financiar os países em desenvolvimento, para ajudá-los a enfrentar os efeitos da mudança climática. A reunião, que contará com a presença de mais de 100 líderes de Estado e de Governo, começa hoje na capital dinamarquesa e se estenderá até o próximo dia 18.

Bem, entre a prostituição real e a com que os líderes mundiais tratam as questões ambientais defendo a real. E da mesma forma que as profissionais do sexo simulam orgasmos para satisfazer seus clientes, com os governantes não será diferente. O encontro de Copenhague servirá apenas para mostrar ao mundo a continuação do fracasso que foram o Encontro do Rio (Eco-92) e o Protocolo de Quito. O objetivo da COP-15 é na verdade apenas político. Os chefes de Estado virão à capital dinamarquesa posar de bonzinhos para seus eleitores e se justificarem à opinião pública. Querem apenas ficar bem na foto oficial num verdadeiro jogo de cena.

Vai abaixo o curta-metragem “Please Help The World”, filme que foi apresentado durante a cerimônia de abertura da COP-15. O curta foi criado exclusivamente para o encontro e a direção é de Mikkel Blaabjerg, com produção da Zentropa RamBu. No outro vídeo, a música de Bob Dylan, “A Hard Rain’s A Gonna Fall”, foi adotada como hino não-oficial da Conferência.

1 comments:

jrd disse...

Prostitutas: As umas e as "outras"...