segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Galegos de cá e de lá

Acabou de passar na RTP1 o documentário Galegos de cá e de lá, sobre a raia luso-galega desde os tempos medievos. Esta parte do território ibérico só em 1864 viu as suas fronteiras fixadas por tratado entre Portugal e Espanha. Em troca da cedência das terras comuns, os coutos mis(x)tos, Portugal ficou com várias aldeias (Cambedo, Soutelinho e Lamadarcos), terras ditas «promíscuas», por terem população galega e portuguesa.
É uma viagem por vários marcos dessa história de encontros e desencontros, desde a Monarquia do Norte, passando pelo massacre de Cambedo de 1946, e acabando nos cantos e danças de hoje, inspirados na música tradicional e em José Afonso, só para dar alguns exemplos.

O documentário é de Maria Júlia Fernandes, com imagem de Carlos Oliveira, e os galegos de que fala o título era o epíteto atribuído aos raianos de ambos os lados da fronteira.

Sobre os coutos mistos (e a sua ligação ao massacre de Cambedo) vale a pena ler este texto de Fernando Ribeiro, do blogue Chaves, donde também retirei a imagem em cima. Ainda sobre Cambedo vd. também o blogue Cambedo Maquis.

4 comments:

jrd disse...

A fronteira que nunca entendi.

Manu disse...

é que tamén nunca entendi se son Galego ou Portugués. Portugal nom é ó porto de galiza?

Daniel Melo disse...

jrd e Manu: abaixo as fronteiras!

Portu-gal, porto de galiza soa bem, embora haja uns chatos a dizerem que vem de Portu-cale, porto branco...
Por mim, fica porto de galiza e tragam para cá o vinho ribeiro, os mexilhões, as tapas, todas essas coisas boas que nos faltam!

Anónimo disse...

Boas, sou galego e gostaria de poder ver esta reportagem, se alguem pode dizer-me um link, agradeceria-lho.
O meu mail, ´taliesingz@gmail.com.
Obrigado.