quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quando as fugas de informação servem para denunciar crimes contra a própria liberdade de informação também há quem discorde

Vídeo secreto mostra pilotos dos EUA a disparar contra fotógrafo da Reuters

«O Pentágono deverá agora aumentar a pressão para tentar impedir material classificado de ser divulgado no site, que já descreveu como uma ameaça à segurança nacional.

Criado em 2006, o Wikileaks tem por missão promover a transparência dos governos, instituições e empresas. É alimentado através de fugas de informação (leak, na gíria dos media), principalmente por fontes anónimas. Já tinha divulgado relatórios militares classificados sobre armas, unidades militares e estratégia de combate.
»

Ver video «Collateral murder», que tem este site específico.

4 comments:

Anónimo disse...

O que diferencia este massacre das centenas que aconteceram no Iraque e que continuam a acontecer no Afeganistão? Terem morrido jornalistas? Quem é que tem justificado as guerras de invasão americanas senão a comunicação social e os seus comentadores. São estes srs que agora ficam muito sensibilizados...só porque morreram jornalistas!
De Portugal quem lá devia estar era o Nuno Rogeiro, o Vasco Rato, o Gen. Loureiro dos Santos, etc...

Os helicópteros apaches actuam a tal distância que as suas vítimas nem se apercebem da sua presença...

jrd disse...

Divertimentos de guerra, como se fora na Playstation.
Inqualificável!

Daniel Melo disse...

Caro anónimo, o problema não é terem morrido jornalistas, é o modo premeditado como o foram e, sobretudo, o facto de haver quem ache justificável esconder isso do público! Ok?

Daniel Melo disse...

jrd, infelizmente pode ter sido esse tipo de conduta a suportar este crime insano.